Euler de França Belém
Euler de França Belém

Degustação é provar com atenção

É preciso conhecer a uva? Sim. Mas é crucial conhecer quem produz o vinho. É preciso saber também como e onde o vinho é produzido

vinho-e-uvas-1-cropped-bebidas-vinhos-uvas

Para aprender a degustar é preciso fazer uma série de exercícios práticos. Saber o sabor de um vinho é muito mais que beber, é saber exercitar muito bem seus órgãos organolépticos. Precisamos exercitar nossa visão, olfato e paladar com as frutas, ver o nível de maturação de cada uma delas e tudo aquilo que o vinho possa revelar. Tentar conhecer o máximo na prática a respeito daquilo que já ouviu outras pessoas falarem que sentiram.

Para memorizar é importante ter sempre um pouco de conhecimento de ciência, história, geografia, além de conhecimento climático. Muitas pessoas falam que não gostam de uma determinada variedade de uva, de fato não estão completamente erradas. Mas é importante lembrar que o problema não está na uva, e sim no produtor, que a cultivou em um local que não é adequado.

Para se ter um bom vinho é necessário que se tenha uma boa uva. Porém, para se ter uma boa uva, é preciso levar em consideração vários fatores. É fundamental que o produtor a cultive num solo específico, pois cada variedade tem um comportamento diferente.

Para fazer uma boa escolha do vinho é essencial observar quem é o produtor, checar se a uva vem de uma região específica.

Os donos de adegas e estabelecimentos que trabalham com vinhos devem auxiliar e transmitir conhecimentos com maior precisão e bom senso. Se todos que trabalham com vinhos estudarem e realmente entenderem o que estão falando, aí, sim, a indústria crescerá significativamente.

No mundo do vinho, não dá para crescer sendo amador. Costumo falar que, quando se trata de vinho, as coisas têm início e meio, mas não tem fim. Muitos fazem cursos e viagens e acreditam que é suficiente para ser profissional. É preciso mais: as degustações, os livros podem ampliar muito os conhecimentos e manter o mercado mais amplo. Na hora de escolher os cursos procure sempre escolas ou profissionais reconhecidos no mercado.

Deixe um comentário

wpDiscuz